ESTUDOS DE PRÉ-FORMULAÇÃO
A pré-formulação envolve a caracterização de fármacos através de ensaios como a solubilidade, dissolução intrínseca, tamanho de partícula, análise térmica, entre outros. Quando bem conduzida, é uma ferramenta que possibilita um desenvolvimento racional de formulações, gerando uma economia considerável para a empresa.
Estudos de pré-formulação tornam-se especialmente necessários quando a empresa possui fornecedores diferentes para o seu princípio ativo. Problemas relacionados ao polimorfismo, por exemplo, podem ser solucionados através de uma boa caracterização físico-químicas dessas amostras.
O DEINFAR possui um laboratório exclusivo de pré-formulação que dispões de recursos materiais e humanos adequados para a realização desses estudos. Ao final do projeto, um relatório é emitido com todos os resultados e conclusões, sendo possível ainda a realização de seminários técnicos para a discussão dos dados e treinamento dos colaboradores da empresa.
Equipamentos de Análise Térmica
TG
DSC
Os equipamentos de TG e DSC são utilizados para estudos de caracterização de fármacos e ensaios de compatibilidade fármaco-excipiente.
Equipamentos de Caracterização Física
Tamanho de partícula
O Cilas 1090 faz análise de tamanho de partículas por difração de raios laser pelos métodos seco e disperso em água.
Área superficial
A técnica de BET permite calcular área superficial e tamanho de poro de sólidos farmacêuticos (API's).
Densidade verdadeira
Equipamentos de Solubilidade
T3
Shaker Flask
O T3 é um analisador de solubilidade pelo método potenciométrico, gerando maior rapidez nas análises com baixo consumo de fármaco e reagentes.